Uma menininha que tinha ido a loja para comprar leite se dá conta do “esquecimento” da bolsa e imediatamente a pega para tentar devolvê-la a seu dono. Quando a criança chega a porta daquele comércio detonam-se os explosivos contidos na mala e o estabelecimento vai pelos ares...
No instante seguinte vemos um jovem oficial, com terno bem cortado a ler o jornal com a foto do local destruído e as manchetes atribuindo o crime aos gangsteres de Chicago. Sua esposa lhe deseja boa sorte no novo trabalho e ele se apresenta aos jornalistas logo que chega ao distrito policial onde irá trabalhar. É Elliot Ness (Kevin Costner, no papel que o consagrou e o transformou num grande astro), o enviado do governo federal que tem o dever de combater e acabar com o crime organizado em Chicago.
Ness logo percebe que não é só com os criminosos que terá que se preocupar. A polícia local está corrompida e os seus planos e idéias são rapidamente repassados a Al Capone (Robert De Niro, em mais uma atuação marcante), o chefão da máfia local.
Ciente das dificuldades que teria pela frente, Ness procura o apoio de um policial experiente, Jim Malone (Sean Connery, vencedor do Oscar por sua bela atuação). Malone reluta a princípio em aceitar as novas atribuições, mas acaba cedendo desde que certas condições sejam aceitas para que o trabalho realmente seja efetivo.
O experiente policial, descendente de irlandeses, provoca Ness e mostra a ele que contra Capone não há como andar apenas dentro dos limites da lei. Fica claro para Elliot que contra o fogo da Máfia será necessário combater utilizando-se de todos os artifícios previstos na legislação e ainda, sempre que necessário, ir um pouco além disso...
Malone também orienta Ness quanto à necessidade de conseguirem outros policiais que se juntem ao seu grupo. Diante da corrupção que afeta seriamente a polícia local, eles buscam um recruta talentoso na academia e trazem para sua pequena milícia o jovem Stone (Andy Garcia, que também ganhou notoriedade a partir desse trabalho). A chegada de um novo funcionário, chamado Oscar Wallace (Charles Martin Smith), proveniente de Washington (como Ness) completou o grupo.
A partir desse momento formava-se o quarteto que ficou conhecido como Os Intocáveis e que iria notabilizar-se com a prisão de Al Capone. O filme de Brian de Palma nos coloca diretamente em contato com a atmosfera de uma cidade contaminada pela violência e pela corrupção e que, a partir da ação desses agentes federais, é saneada com o combate sério e honesto ao crime organizado. Imperdível!
Por João Luís de Almeida Machado
Comentários
Postar um comentário