Frank Pepperidge (Bill Murray, num papel que parece feito sob medida para ele) é zelador num zoológico e pai de uma bela e esperta garota de 13 anos de idade. Diferentemente de sua filha, Frank é extremamente descuidado e, constantemente peca pela absoluta falta de zelo com sua própria saúde e aparência.
No início do filme, ao receber sua filha Shane (Elena Franklin) para uma visita ao zoológico, Frank comete uma exemplar falha relacionada à falta de higiene. Ao se alimentar em frente à jaula dos chimpanzés, permite que um dos macacos pegue o ovo que estava prestes a ingerir.
Na seqüência, entra numa disputa pelo ovo com o chimpanzé, chegando mesmo a retirar o alimento da boca do animal. Não bastasse o fato de que o símio já havia colocado o ovo em sua boca, Frank acaba comendo o alimento mesmo depois de apanhá-lo do chão.
Nem mesmo os protestos de sua filha Shane evitaram que o pai viesse a comer o ovo.Nesse ponto da história nossa trajetória se desloca para a boca de Frank. Nela percebemos uma movimentação de células (glóbulos brancos), como se fossem seres humanos, reagindo à ingestão do ovo, já sabendo que o organismo estava a ponto de receber a visita de bactérias e vírus indesejáveis.
Eles se deslocam dentro de um universo próprio e muito particular chamado de "Cidade de Frank". Percebemos então que o organismo humano passa a ser representado como o universo externo, criado pela própria ação dos seres humanos, com estradas, edifícios, depósitos de excrementos, órgãos "públicos" essenciais (cérebro, fígado...), prefeitura...
O fato de Frank ter comido um alimento infectado afeta o cotidiano da "Cidade de Frank" e promove mobilizações e encaminhamentos que tem como objetivo identificar e combater eventuais disfunções. Para investigar esses problemas e servir como ponto de apoio a um medicamento tomado por Frank, foi nomeado o "investigador" Osmose Jones. O remédio ingerido também tem vida própria e, recebe o nome de Drix.
Eles formam a dupla que deve descobrir uma doença que entrou no corpo de Frank e que pretende promover o colapso do sistema e a destruição da "Cidade de Frank"...
Por João Luís de Almeida Machado
Comentários
Postar um comentário