Super Size Me - A Dieta do Palhaço (Super Size Me, EUA/2004)



Super Size Me era o nome dado a uma promoção realizada pelo McDonald’s até o lançamento do filme do cineasta Morgan Spurlock. Era porque, coincidentemente, depois do sucesso do filme ao redor do mundo, a poderosa corporação simbolizada pelo palhaço Ronald McDonald resolveu abandonar uma das ofertas que mais lucros lhe proporcionava no mercado norte-americano.

Em que consistia a promoção? Ao comprar seu lanche dentre as ofertas básicas do cardápio em qualquer loja dos Estados Unidos, acrescentando-se alguns centavos a mais o cliente poderia se deliciar com uma carga adicional de refrigerantes e batatas fritas. O que poucos consumidores percebiam é que o excedente de calorias e problemas com colesterol e triglicérides também aumentariam...

Alguns centavos a mais por muito mais comida acarretariam graves problemas de saúde e gastos elevados com tratamentos, dietas, remédios, exames,...

Morgan Spurlock fez exames e consultas com diferentes médicos antes de iniciar sua dieta kamikaze de um mês durante o qual comeria apenas itens oferecidos no cardápio das lanchonetes McDonald’s. Estava em boas condições de saúde ao iniciar seu filme. Depois da maratona a que se submeteu tinha o fígado equivalente ao de um alcoólatra, altas taxas de colesterol e triglicérides e corria risco de vida...

Spurlock não poderia dizer não quando fossem a ele oferecidas promoções do tipo Super Size Me. Teria que percorrer os Estados Unidos, indo a lanchonetes de diferentes estados, para poder ter critérios nacionais de avaliação das conseqüências do consumo exagerado de hambúrgueres e congêneres. Até a água que ele consumisse deveria ser comprada no McDonald’s...

É claro que esse esforço exagerou a dose. Ninguém, em sã consciência, consome lanches fast-food o tempo todo. Mas Spurlock queria mostrar que a regularidade de visitas dos americanos a lanchonetes aumentou muito nas últimas décadas. Além disso, pretendia demonstrar que a obesidade no país tem uma forte relação com a adesão (consciente ou inconsciente) dos consumidores norte-americanos a chamada dieta fast-food.

Arriscou sua vida por esse projeto. Será que nós continuaremos a arriscar as nossas vidas sustentando esse tipo de padrão alimentar?

Por João Luís de Almeida Machado

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