O Sucesso a Qualquer Preço (Glengarry Glen Ross, EUA/1992)









O que você seria capaz de fazer para garantir seu emprego? E para ganhar um automóvel numa competição interna da empresa em que trabalha por ter vendas maiores ou produtividade superior? E se as duas situações acima fossem propostas ao mesmo tempo... Ao vencedor o prêmio máximo, o topo do pódio... Ao perdedor a rua, o desemprego e a falta de perspectivas...





Essa é a proposta do filme do diretor James Foley, O sucesso a qualquer preço, produzido em 1992 a partir de um roteiro de David Mamet. Com um elenco estelar composto por Al Pacino, Jack Lemmon, Ed Harris, Alan Arkin, Jonathan Price, Kevin Spacey e Alec Baldwin, a produção de Foley coloca em debate uma questão crucial:- A ética no trabalho e seus limites.





A sobrevivência e o sucesso, lado a lado, mobilizam os personagens numa frenética e tresloucada corrida por novas vendas que os coloquem no topo das vendas da corretora de imóveis em que trabalham. O “céu” existe e responde aos vitoriosos vendedores com um Cadilac último modelo e polpudas comissões.





Além do automóvel e do dinheiro há também o reconhecimento dos donos da empresa que podem levar os vencedores a promoções e até a uma transferência para matriz, em Nova Iorque.





A “rabeira” na tabela de vendas por sua vez representa o ocaso, a ida ao “inferno”, devidamente acompanhado pelo barqueiro de Dante a informá-lo sobre a crueza e a miséria do desemprego e do desprezo dos sobreviventes, do vencedor e dos ex-chefes.





Diante dessa perspectiva pouco ou nada atraente se encontravam quatro experientes corretores de imóveis a espera das valiosas fichas com informações sobre pessoas interessadas em comprar terras para construir suas casas ou apenas investir. Há fichas antigas, já conhecidas pelos corretores, com indicações que nada lhes renderam apesar de suas inúmeras investidas e as preciosas Glengarry Glen Ross, recentemente chegadas da matriz que trazem o Eldorado das vendas com os nomes de compradores ávidos por empreendimentos imobiliários.





Para ter acesso aos novos investidores, os corretores têm que vender para os velhos indicados... Acuados diante das pouco animadoras perspectivas de vendas, velhos companheiros lutam por sua sobrevivência no mercado de trabalho tendo que sacrificar um entre eles...





Em vista disso emergem idéias inusitadas com o objetivo de evitar a degola. O espírito de equipe é totalmente degringolado e o individualismo se torna a moeda corrente. Os mosqueteiros de Alexandre Dumas e o seu “um por todos e todos por um” são substituídos pela máxima popular “antes ele do que eu”...





E onde vai parar a Ética nesse ínterim?





O sucesso a qualquer preço é filme pra gente grande. Clama por públicos diferenciados que estão dispostos a discutir não apenas uma produção cinematográfica, mas a própria essência da humanidade naquilo que ela possui de mais vil e podre... Inesquecível!





Por João Luís de Almeida Machado

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