Caixa Dois (Brasil, 2007)



“Caixa Dois”, dirigido por Bruno Barreto e baseado em peça homônima de Juca de Oliveira, tem um elenco muito qualificado (Cássio Gabus Mendes, Giovanna Antonelli, Daniel Dantas, Zezé Polessa, Thiago Fragoso e o veterano Fúlvio Stefanini) e é mais uma divertida comédia brasileira que merece ser vista e apreciada por todos.

A trama é atualíssima e nos coloca bem no meio de uma transação financeira em que um banqueiro demagogo e corrupto tem em mãos um cheque de 50 milhões de reais. A idéia inicial é trocar por dinheiro vivo com o emissor, um conhecido escroque que financia campanhas políticas e ganha dinheiro público fácil em cima desses negócios escusos.

O problema começa quanto o tal vigarista sofre um aneurisma cerebral antes de efetuar a troca do cheque pela grana e o banqueiro (Stefanini) resolve depositar o dinheiro na conta de uma laranja, a sua secretária (Giovanna Antonelli). O dinheiro, por engano, vai parar em outro endereço bancário, o da esposa (Zezé Polessa) de um gerente do banco (Daniel Dantas) que pertence ao empresário e que acabou de ser demitido…

Crônica do cotidiano, “Caixa Dois” nos faz rir de nós mesmos, da corrupção enraizada na cultura nacional e de como estamos sendo iludidos a cada dia que passa por tantos e tantos escroques e vigaristas de terno e gravata…

Por João Luís de Almeida Machado

Comentários