Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down, EUA/2001)









Somália, 1993, tropas dos Estados Unidos e os corpos de paz da ONU estão no país. Comandos paralelos exercem autoridade naquele país utilizando da força, da violência e se apossando dos parcos víveres que abastecem o mercado local. As forças norte-americanas estabelecidas no aeroporto de Mogadisu, capital somali, preparam plano para atacar a sede do poder destes rebeldes para prender seus líderes.





O problema reside no fato da sede estar localizada bem no centro da área controlada por estas milícias, tendo ao redor milhares de fanáticos controlados por estas lideranças e armados até os dentes com todos os tipos de armas passíveis de contrabando, de pistolas automáticas a metralhadoras, bazucas e lançadores de foguetes - além de veículos em boa quantidade.





Se não bastasse isto, a cidade está destroçada e há barricadas que impedem ou atrapalham o acesso por terra. O mapeamento do local pelos americanos indica boas possibilidades por via aérea, utilizando esquadrões táticos especializados e fortemente treinados para incursões rápidas com apoio terrestre de blindados e uso de helicópteros. Devidamente organizados e liderados por seu general, partem rumo a cidade...





Tudo corre dentro do programado, inclusive com o rigoroso controle do tempo das ações previstas, até que um helicóptero (os chamados Black Hawk, ou Falcões Negros do título em português) é atingido por um foguete e cai no meio da área controlada pelos inimigos... Tudo então muda de figura... O tempo se descontrola e a honra dos soldados americanos impede que se deixe qualquer um deles para trás, ainda que morto...





O filme é um turbilhão e nos coloca de forma bastante próxima daquilo que é verossímil, no olho do furacão, com ataques kamikazes dos terroristas (que tiveram milhares de vítimas), dispostos a tudo para eliminar os soldados americanos. A operação que deveria durar menos de uma hora se estende por quase um dia inteiro. Mais soldados ficam encurralados, os blindados tem dificuldades para sair de Mogadisu, outro helicóptero é abatido, militares feridos e mortos aumentam de número a cada hora... O que fazer?





"Falcão Negro em Perigo", do diretor Ridley Scott (Gladiador, 1492 - A Conquista do Paraíso, Os Duelistas...), exímio contador de histórias e tecnicamente um dos melhores realizadores do cinema americano faz um filme de guerra diferente de todos os que já passaram pelas telas, misturando a realidade caótica do ataque - que dá a produção aspectos de "Nascido para Matar" de Stanley Kubrick - ao mesmo tempo que faz a adrenalina e a tensão apertarem do começo ao fim. Um filmaço baseado em história verídica! Cinema de Primeira!





Por João Luís de Almeida Machado

Comentários