Um sonho possível [The Blind Side, EUA/2009]


Quais são as chances reais de sucesso na vida para uma pessoa abandonada pelo pai, cuja mãe é usuária de drogas, vivendo em ambientes onde o álcool e a violência se fazem onipresentes e que, para piorar, não consegue nem ao menos se comunicar direito?

Qualquer pessoa em sã consciência responderia de imediato a questão que abre este texto pensando em chances mínimas ou mesmo nulas para um indivíduo nessa condição. Se levarmos em consideração que tal personagem da vida real é negro e vive nos Estados Unidos, em regiões onde a discriminação racial ainda é bastante forte e presente, a questão torna-se ainda mais delicada e as probabilidades de superar os 20 e poucos anos de idade diminuem consideravelmente.

A batalha, como vemos em notícias de jornais ou na TV, nestes casos, costuma ser desigual. Crianças, adolescentes e jovens tornam-se vítimas diárias do vício, do tráfico de drogas, dos roubos, da violência generalizada que impera ao seu redor. As dores e circunstâncias negativas que existem ao seu redor se impõem e acabam fazendo com que também eles caiam na marginalidade ou que então morram precocemente.

E a sociedade com isso? O que faz? Se preocupa ou simplesmente lava as mãos, como Pôncio Pilatos, deixando cada um desses cidadãos de segunda ou terceira classe a mercê do destino ingrato que lhes parece o mais provável?

Na maioria da vezes o que ocorre é o descaso, o abandono e se evidencia a clara falência do sistema, a ignorar ou mesmo promover indireta e inconscientemente a brutalização destas pessoas. E isto se refere não apenas aos órgãos oficiais de assistência social que deveriam trabalhar em prol da dignidade de cada um destes indivíduos. Também as pessoas com alguma possibilidade de ajudar, ainda que embaladas por sonhos de justiça social e ligadas a princípios religiosos que advogam a necessidade de ajudarmos ao próximo, não se propõem a fazer alguma coisa que auxilie aos mais necessitados.

"Um Sonho Possível", filme do diretor John Lee Hancock, estrelado por Sandra Bullock (que merecidamente arrematou o Oscar de melhor atriz em 2009), nos conta a história verídica de pessoas que ousaram se importar com o destino de um desses jovens abandonados pela sorte. Ao adotarem o jovem Michael Oher (Quinton Aaron), ou Big Mike, como era mais conhecido, mudando para sempre o destino dele e também de si próprios.

O jovem negro - forte, alto e encorpado - que poderia muito bem ter se tornado traficante ou ladrão, recebe a oportunidade que precisava para superar todas as adversidades que até então tinham marcado sua breve existência. Ao ser "adotado" por uma família em que a mãe, de forte presença e personalidade, aos poucos convence a todos do acerto de suas ações, ganhando o apoio dos demais familiares quanto a este novo membro que adentra seu lar, Michael passa a ter possibilidades materiais, educação, esporte e, principalmente, a preocupação e carinho de todos para que possa vencer na vida.

Ao dedicar-se a uma pessoa que até então vagava pelas ruas da cidade, sem nem ao menos ter onde dormir, munido apenas de algumas peças de roupa, que mal balbuciava algumas palavras e que apresentava atraso em sua formação escolar, Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock) modifica não apenas a história de vida de Michael, mas também a dela e dos demais membros de sua família.

Fazer o bem para seu semelhante representa ganhos reais não apenas para quem recebe estas boas ações, representa igualmente uma série de benefícios para aqueles que realizam tais atos. Acompanhar a evolução, o crescimento, a maturação e o sucesso gradual, passo a passo, de uma alma boa que até então não havia tido uma oportunidade real de crescer certamente concede aos benfeitores um coração mais sadio, alguns pontos no céu, acesso ainda na terra as asas e auréola que somente os anjos possuem...

Assista o filme, sinta você também o poder das boas ações e inspire-se para fazer deste mundo um lugar melhor para se viver!

Por João Luís de Almeida Machado

Comentários

  1. Realmente, este filme nos inspira a fazer algo de bom para as outras pessoas que estão ao nosso redor. A história de Michael Oher é uma história muito bela de superação onde a família da Leigh Anne (Sandra Bulock) o acolheu, deu amor, carinho, dedicação e também nos mostra o sentimento de empatia que é demonstrado por Leigh Anne pelo Michael.
    Infelizmente não são todas as pessoas que tem a mesma sorte que Michael teve, neste mesmo filme mostra a história de David que cresceu ao lado do Michael e como ele também tinha um grande talento para a prática de esportes, mas ele não teve a mesma sorte de Michael, ele se envolver com o tráfico de drogas e David foi morto por bandidos ou até mesmo seus próprios colegas de tráfico. Essa é infelizmente uma realidade de muitos jovens que crescem na periferia, e nós nunca fazemos nada.
    Passamo-nos por cegos e fingimos não ver todo esse absurdo que acontece ao nosso redor. Uns dizem que não tem condições de ajudar, outros dizem que não sabem como ajudar, outros inventa cada um sua desculpa para não ajudar.
    E assim infelizmente continua andando nosso país.

    Franciele Gomes Gonçales 2BNA Ra 103683

    ResponderExcluir
  2. O filme Um Sonho Possível, antes de tudo, é uma lição de vida para as pessoas que o assistem, pois mostra como a vida de pessoas que não tinham nenhuma expectativa de vida, nenhuma esperança de um dia poder ser alguem podem mudar totalmente de vida se alguem confia nelas.
    O filme mostra que a confiança é capaz de mudar vidas, que quando nos distanciamos de nossos preconceitos e nos damos a chance de conhecer pessoas totalmente diferentes de nós, pessoas que são vistas como marginalizadas ou pessoas que nunca vimos na vida somos capazes de ensinar e principalmente aprender muito, acrescentar muito às nossas vidas e à vida de outras pessoas.
    O filme mostra a matéria de relações interpessoais em sua essência pois faz com que vejamos que a comunicação é sempre importante, que temos aprender a falar com qualquer pessoa em qualquer lugar e em qualquer momento. Temos que aprender a falar com todos.

    Nayara Magner RA: 103239 Turma: 2BNA

    ResponderExcluir
  3. BREVE COMENTARIO REFERENTE O FILME E AO ARTIGO DESCRITO ACIMA!!
    Trazendo os conceitos relacionados as aulas de relações interpessoais e os relacionando com o filme percebemos que Michel Oher (big Michel)era um rapaz retraído devido a sua infância conturbada onde sua mãe mal sabia quem era o pai dele e ela era viciada em drogas, após isto vivia sozinho em condições precárias.
    Leigh Anne Tuohy. Quando deparou com Michel na chuva, pois a pensar tendo empatia com ele, colocou-se em seu lugar então ,uma atitude de compaixão ,de solidariedade sem fazer distinção de classe social ou racial, assim levando-o para sua residência e fazendo ele parte da família, na qual Mike teve todo conforto que nunca teve em sua vida, ele tentou encarar os desafios melhores rendimentos escolares e no esporte com o futebol americano, assim desenvolvendo pouco a pouco o seu potencial, tudo isso com uma base solida ao seu lado ,sua nova família.
    O filho de Leigh Anne não fez distinção quando foi falar com Mike na escola. Mas ele ficou meio ressabiado ficou sem falar nada, maioria das outras crianças teriam medo dele assim o esnobando, esta foi uma atitude de humildade do garoto.
    Ao longo do filme Mike com a ajuda da sua nova família vai a busca da’’autodescoberta’’,não só porque ele era indigente ,mas sim de seus potencias que estavam adormecidos, como por exemplo o dom de ser um atleta, sua autoestima foi aumentando também cada vez mais e mais, E sua família com o orgulho de ver seu avanço.
    No desfecho vimos que Mike torna-se um famoso jogador, isto mostra que acima de tudo devemos acreditar no ser humano ,pois ainda é a maior maravilha que Deus criou, sem fazer distinção ,pois cada pessoa tem um potencial a ser desenvolvido uma personalidade própria ,e quando cada um dar sua própria contribuição ,faz tornar uma sociedade melhor, a comunicação também e essencial e também não só acreditar no outro mas acima de tudo em VOCÊ pois a auto confiança é o primeiro passo para o sucesso

    Angélica de Fatima Silva -2 BNA-103054

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Flávia Monteiro
    RA: 103047
    Turma: 2BNA

    Como vimos, o filme se resume na história de um adolescente negro, pobre, de uma família sem estrutura e que vive em um ambiente violento, com álcool e drogas, e que foi acolhido por uma família de classe alta, bem estruturada. Mais então, como podemos relacionar o filme com relações interpessoais?
    Sandra Bullock que faz o papel de Leigh Anne Tuohy uma mulher que no filme desempenha o papel extraordinário de uma pessoa cheio de atitudes. Acolhedora, ela vê o adolescente na rua, no frio, não o conhece, só sabe que ele é colega de escola de seu filho, mais não pensa duas vezes em oferecer ajuda, abrigo, que a principio seria apenas por uma noite, mais ela se envolve com o adolescente que passa a ficar em sua casa mais de uma noite. Mesmo ela não sabendo de toda sua historia, ela se compromete a ajudá – lo , e além disso acaba envolvendo toda sua família a ajudá – lo, a aceitá – lo e que todos passam a acreditar nele, pois é difícil, sem saber quem ele é ao certo e da onde veio.
    Michael Oher começa a fazer parte da família, que começa a tratá – lo como membro dela. Michael passa a ter tudo que ele nunca teve, um lar, uma família unida, educação, carinho, preocupação, mais sua nova família também começa a aprender com Michael que parece unir mais ainda aquela família, fazendo que eles não tenham tanto medo de alguém que aparentemente poderia ser uma má pessoa, violenta, ladrão, por causa de seu tipo físico e de sua origem pobre.
    Jae Head é muito amigo de Michael e adora estar perto dele e ajudá-lo, vendo as atitudes deste pequeno menino que procura sempre levantar a auto-estima de Michael, ajudando ele no esporte, na escola, virando seu companheiro fiel.
    Seu relacionamento inicial com Collins é distante, ela talvez se sinta desconfortável com Michael dentro de sua casa, vivendo no meio de sua família sem saber ao certo quem ele é. Mais Michael desperta em Collins a atitude de igualdade, de aceitação, de empatia, mais uma vez não foi só Michael que estava recebendo tantas coisas, aquela família também estava recebendo por fazer o bem a ele.
    Sabemos o quanto é difícil o ser humano se colocar no lugar do outro, o quanto muitas vezes somos preconceituosos no primeiros instante, julgamos as pessoas por causa da cor, classe, fisionomia, o quanto recusamos ajudamos ao próximo e as vezes esquecemos que aquela atitude pode favorecer a nós mesmo, o quanto pode ser gratificante ajudar o outro.
    Neste filme vimos que nem tudo está perdido, que são poucas as pessoas com atitudes igual a de Leigh Anne Tuohy,mais que existe. Existe e podemos ver como podemos ajudar a fazer a diferença na vida de alguém, e as vezes até a nossa mesmo, começando primeiramente a praticar a aceitação do outro, e principalmente com as pessoas que são bem diferentes de nós, pois exige mais ainda de nós. Pois é muito fácil nos relacionar bem com pessoas que temos afinidade, algo em comum.
    Pratique a bondade com o próximo, coloca – se no lugar do outro, busque sempre ajudar o outro, e lembre – se você estará fazendo o bem não só para o outro, mais para você também.

    ResponderExcluir
  5. Esse filme nos mostra que não devemos se importar com as diferenças, mas sim com o que achamos que é certo.
    Como vimos Leigh Anne vendo o Michael Oher na chuva e passando frio não pensou duas vezes em ajudar ele, levando ele para sua casa dando o de comer e aonde dormir criando a partir daí um vinculo afetivo.
    Mas também nos mostra como a família é importante, que é ela que temos como base, onde Michael Oher não teve em sua infância só tendo a partir da convivência com a família Tuohy que é muito unida.Onde à comunicação entre o casal e os filhos que juntos expõem suas opiniões.
    A comunicação é essencial, pois ela é responsável por transmitir, expressar e compartilhar suas opiniões, idéias, sentimentos e pensamentos que é o ponto chave na relação interpessoal.

    Monica C de Campos Silva - 2BNA - 103129

    ResponderExcluir
  6. Faculdade Bilac
    Nome: Taiana Nunes dos Santos RA: 103075
    Turma: 2BNA

    “Um sonho possível”

    O filme “Um sonho possível”, nos mostra uma história emocionante, na qual nos leva a rever alguns conceitos e valores de nossas vidas. Nessa linda história de superação é abordada a importância e diferença da família em nossas vidas, amor, solidariedade e a persistência que o personagem teve para enfrentar os preconceitos e as barreiras do cotidiano.
    O filme retrata a história de Michael, um garoto negro que com poucos anos de vida é separado de sua mãe, pois ela é alcoólatra, desde então ficou sem família e vivendo em um local dominado pela criminalidade, onde ele poderia seguir uma vida triste no crime e nas drogas, até encontrar a Sr. Tuohy, ela lhe oferece um teto para passar uma noite, que, mas tarde torna-se seu lar. Ela percebe que Michel tem muitas dificuldades na aprendizagem, mas deixando de lado o preconceito que a maioria das pessoas teria, ela o ajuda e apóia para que ele aprenda a se comunicar e os conteúdos escolares, ela se doa para ajudar uma pessoa que a sociedade e autoridades acreditaram não ter futuro. Durante o filme percebi que, a comunicação é muito importante para as relações interpessoais não só para trocar ideias, falar, ouvir, mas precisamos se colocar no lugar e entender o outro, ou seja, ter empatia para com nosso próximo, Michael não possuía uma boa comunicação e isso dificultou não só sua aprendizagem, mas também sua relação com as outras pessoas. Sua vida se modifica quando ele se sente acolhido pelo amor de sua nova família, apesar de todo preconceito ele consegue superar tudo, tirar sua carteira de habilitação para ter um documento com seu nome, entrar para o time de futebol e estudar na faculdade.
    Em particular achei uma cena muito emocionante, foi na hora da despedida onde Michael pede um abraço para a Sr. Tuohy. Realmente “Um sonho possível” é uma lição de vida para mostrar as pessoas que os sonhos não podem morrer, e devemos buscar realizá-los mesmo que tenhamos de conviver com frustrações, desentendimentos, o importante é que eles não morram, mas que sejam comemorados quando se realizarem.
    Acho muito interessante a atitude do professor João Luis em passar os filmes em sala de aula, pois eles realmente acrescentam não só informação, mas nos leva a refletir sobre nossa vida.

    ResponderExcluir
  7. Esse filme relata a vida de um jovem negro com expectativa de vida destruida na infancia, onde sua mãe viciada em bebidas e drogas e seu pai o abandonou quando era pequeno.
    A maioria das vezes ficava pelas ruas, sem saber o que fazer estudava mais sempre repetia de ano, não sabia escrever e nem falar por motivo de sua infancia pertubadora.
    Leigh Anne vai pegar seu filho na escola e depara com aquela cena de Michel na chuva todo molhado, leva para seu carro quando pensava que era apenas uma carona, mais ele nem tinha um lar, um lugar onde pudesse ficar, então Leigh Anne o leva para sua casa, onde lá dá amor e carinho, coisas que ele nunca teve. Leigh Anne ficou emocionada quando michel falou de sua vida, então começou a juda-lo.Depois da ajuda de Leigh Anne o comportamento de Michel começou a mudar, tendo um visão do mundo, sonhos e esperanças coisas que nas quais já não acreditava em te –lás.
    O país precisa de mais pessoas com as atitudes de Leigh Anne, pessoas que ajudem o próximo a ser mais humano , tendo assim uma boa relação interpessoal.



    Wilza de Lima 2BNA 103244

    ResponderExcluir
  8. No filme ''Sonho Possivel''acontece relações interpessoais porque há relação sem interreses financeiros e sim verdadeiros que inicia na familia.
    Michel reflete um pouco de si,com as perguntas;quem sou eu?Quando ele não sabe seu verdadeiro eu.
    O que quero?Quando ele se encontra na hora de decidir sobre o seu futuro.
    Qual a minha história?Quando ele se lembra da sua infancia.
    Que pessoas me ajudaram?Quando ele se lembra das pessoas na escola que o ajudaram e sua familia adotiva.
    Por que estou aqui?Quando ele ve que precisa fazer a diferença.
    Aonde pretendo chegar?Quando ele decide fazer faculdade e vai cursar o que realmente gosta.
    Também das diferenças que a familia inteira aceitou,respeitandouns aos outros.
    Michel aprendeu a se expressar e posicionar-see dialogar-se, a ter auto estima,envolvimento,comprometimento,empatia e sem abrir mão de seus principios,com isso ele trouxe alegrias as pessoas que o realmente o amam e teve um futuro brilhante.


    VANESSA GONÇALVES-2BNA

    ResponderExcluir
  9. O filme conta a história de uma mulher, Leigh Anne, que ousou a fazer a diferença na sociedade, com sua atitude, mudando o destino do jovem Michael Oher, um negro da periferia, que poderia ter o mesmo destino trágico de seu amigo David, e de muitos outros.
    Leigh teve empatia por um estranho, sem importar-se de onde viera e quem era Michael; ela teve iniciativa de convidar o jovem para morar em sua casa, e fazer parte de sua família. Assim, Michael foi desenvolvendo todo seu potencial, que estava adormecido em seu interior.
    No enredo do filme, podemos notar como é importante acreditar nas pessoas sem prévio julgamento, proporcionando oportunidade de demonstrar o melhor de si mesmo, oferecendo carinho, respeito e principalmente atenção.
    Realmente, trata-se de “UM SONHO POSSÍVEL”. Podemos sim, fazer diferença na sociedade, dar oportunidade, e poder mudar a vida de outras pessoas, é um ato simples, basta ter atitude e acreditar, proporcionando empatia, carinho e cuidado. Assim, não só estaremos ajudando o próximo, como também estaremos desenvolvendo o melhor de nós, como pessoas.
    Quem sabe podemos ser anjos aqui na Terra. Pense nisso!


    Jéssica Akemi Masuda RA:103160 2BNA

    ResponderExcluir
  10. O filme nos mostra a historia de um jovem americano que estava abandonado no mundo, por uma mãe viciada e sem condições de sustentar seus filhos, mas um de seus filhos encontra uma família disposta a ajudar esse jovem, onde esse jovem encontra nessa família todo carinho e dedicação como fosse seu próprio filho, com isso esse jovem vai crescendo, aos poucos com a ajuda de sua nova família. O que essa família fez deveria servir de exemplo para todos nos, mas a sociedade vira as costas, o estado fez isso com esse jovem quando ele erra um morador de rua, mas quando ele estava bem com a família ate aparecendo na TV por causa de seu talento para o futebol americano, o estado queria saber o que aquela família tinha feito com o jovem, colocando o carinho e dedicação da família em jogo, pensando que erra interesse da família, mas a família não desistiu, e o jovem se tornou um grande talento do futebol americano.]

    Lucas Pereira Fonseca
    Turma:2BNA
    RA: 103172

    ResponderExcluir
  11. O filme “Um Sonho Possível”, relata a história de um jovem que não tem nenhum incentivo de viver, pois sua família vive em condições precárias onde sua mãe é viciada em droga e seu pai o abandonou na infância. Seu crescimento foi perturbado por conta da sua vida balanceada, e por isso teve muitos problemas na escola. Então aparece um “anjo” em sua vida, Leigh Anne, onde se depara com ele na chuva e não pensa duas vezes em ajudá-lo. Ela o leva para sua casa e lhe dá conforto, com isso eles criam um vinculo afetivo de amizade e confiança, onde Mike com a ajuda da sua nova família vai a busca de sua auto-descoberta. Leigh Anne e Mike trabalham juntos para o sucesso que ele não imaginava que tinha, ela traz afeto, sinceridade, apoio e um bom relacionamento para que suba cada vez mais a auto-estima dele, acreditando na sua capacidade ,sendo essencial sua comunicação para a sociedade e o seu primeiro passo para o sucesso.

    Bruna Rafaelle – 2BNA - 100274

    ResponderExcluir
  12. FLAVIANE MARIA DE OLIVEIRA
    2 BNA
    RELAÇÕES INTERPESSOAIS E O FILME:UM SONHO
    POSSIVEL

    COMO PERCEBMOS O FILME NOS RELATA UMA HISTORIA VERIDICA ONDE O FOCO SERIA UM JOVEM NEGRO,SOLITARIO SEM NENHUM RECURSO EM SUA VIDA TANTO FINANCEIRO QUANTO AMOROSO, DE UMA FAMILIA TOTALMENTE INCAPAZ DE DAR O QUE ELE NECESSITA AMOR E CARINHO, O PAI O ABANDONARA QUANDO PEQUENO E A MÃE USUARIA DE DROGAS, ONDE É CONHECIDO POR BIG MAKE.
    DO OUTRO LADO PERCEBEMOS UMA FAMILIA DE CLASSE ALTA COM UMA ALICERCE TOTALMENTE BOA ONDE O FILHO TEM TOTAL AMOR E APOIO DOS PAIS.
    COM ESSES DOIS MUNDO TOTALMENTE DIFERENTE PERCEBEMOS QUE A RAÇA OU A CLASSE SOCIAL NÃO IMPEDE AS PESSOAS DE FAZER A BONDADE E ACOLHER O PROXIMO E SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO E PARAR,PENSAR E REFLETIR QUE ESSA PESSOA PODIA SER ELA OU ALGUEM DE SUA FAMILIA.
    TRAZENDO O FILME PARA O CONCEITO DE RELAÇOES NTERPESSOAIS,OU SEJA,VOCÊ SE APROXIMAR DA PESSOA E SE COLOCAR NO LUGAR DELA,VOCÊ SE INTERESSAR POR ELA DE FORMA GENUINA E VERDADEIRA ONDE VOCÊ SEMPRE IRA BUSCAR ACEITAR A PESSOA,TER UM ENVOLVIMENTO COM ELA E SE COMPROMETER COM AQUILO E RELAMENTE SE COLOCAR NO LUGAR DELA,MAS PRA ISSO ACONTECER DE FORMA CORRETA NÃO ADIANTA VOCÊ SOMENTE AJUDAR E ENTENDER O PROXIMO,VOCÊ TAMBEM TEM QUE SE ACEITAR E SE CONHECER PARA PODER AJUDAR ALGUEM.
    O FILME NOS RELATA A PRESENÇA DA RELAÇOES INTERPESSOAIS,ONDE SANDRA BULLOCK QUE INTERPRETA UMA MAE DE FAMILIA RICA QUE ACOLHE,ACEITA,DA AMOR E CARINHO TUDO QUE ELE NÃO TEVE E SE COMPROMETE COM ELE.
    COM ISSO ELE SE TORNA UMA PESSOA TOTALMENTE SOCIAL,PASSA A SE DIALOGAR COM AS PESSOAS FAZ COISAS QUE NUNCA PENSOU QUE IRIA FAZER ENFIM TORNA-SE UMA OUTRA PESSOA E TUDO ISSO PORQUE UMA MULHER QUE NÃO SE IMPORTOU COM A OPINIÃO DOS DEMAIS ACOLHE UM RAPAZ NEGRO EM SUA CASA TOTALMENTE LARGADO E TRANSFORMA A SUA VIDA E COM ISSO ELA TAMBEM TIROU PARA SI MUITOS ENSINAMENTOS.

    ResponderExcluir
  13. "Um Sonho Possível"

    Com tantas pessoas com poder,qualificação capacidade finaceira para mudar histórias e mostrar seus valores fazendo o bem doando-se um pouco de si e de suas experiência transfomando a sociedade para ter um país melhor,temos um exemplo da realidade do mundo,onde são poucos que enxerga a pobreza a necessidade do outro.No filme isso encontra-se explícito enquanto o grande rapaz era responsabilidade do governo os próprios nem sabia por onde ele andava.Mas quando foi adotado por uma família que lhe deu estrutura para ser um grande homem,etão o governo começou a querer tomar conta da sua vida, se preocupar com o rapaz,mas ele ja tinha passado por necessidades que o governo nao foi capaz de sustentar e nem procurar saber um pouco de sua vida para ajudar.Quando falamos de Relações Interpessoais está vinculado a todos os seres humanos principalmente nas responsabilidades do governo que deve dar exemplos.
    O rapaz venceu muitos obstaculos desde sua infância era descriminado pelo seu tamanho pela sua cor e classe social onde conseguiu vencer sua timidez e colocar em prática o que aprendeu na vida com oportunidades que obteve com a nova família.

    Rodrigo da Silva Cardoso
    Turma:2BNA
    RA:103576

    ResponderExcluir
  14. Denner William, 103091, 2BNA

    O Filme um sonho possivel nos mostra a vida
    de um garoto que ao longo do tempo cresce sem
    carinho, amor e educação, por ter uma mae
    viciada e sem condição para sustentar seus filhos,
    mas pela sua sorte encontra uma pessoa bem de vida, ou seja,
    tanto na parte financeira quanto na parte
    sentimental, enfim encontrou alguem que possa dar uma vida
    estavel e bem diferenciada para o garoto, apesar
    da diferença de cor e etc, mas como pra ela o
    pensamento das pessoas nao importava, ela
    decidiu seguir em frente e dar aquele rapaz o
    que ele merecia. Foi um ato bastante solidario
    pois vimos que nem todos pensam do mesmo jeito
    e por ser uma mae de familia, sentiu o sofrimento
    daquele garoto e decidiu ajuda-lo, isto é uma
    percepçao e tanto, pois tem muito a ver com relação
    interpessoal, porque alem de ver e escutar o que
    o outro tem para dizer, primeiro temos que ouvir nosso
    coração para aprender a dar valor a si proprio e ajudar
    o proximo de uma maneira em que tudo ira dar certo.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Como podemos associar o filme: Um Sonho Possível com o “tema” Relações Interpessoais?
    No filme podemos observar que independente da cor, da classe social, da cultura, da religião, é possível ajudar o próximo assim como fez Leigh Anne (Sandra Bullock) ao ver Michel Oher (Quinton Aaron) caminhando na rua, num dia frio e sem agasalho. Leigh oferece ajuda e o leva para sua casa. A princípio seria por uma noite, mas a cada dia que passa ela se preocupa cada vez mais com Michel. Ela da oportunidade para que ele se torne uma pessoa melhor, oferecendo-lhe lar, carinho, família, atenção, educação... Além de realizar outros sonhos de Michel como ter um documento e um carro. Michel sem perceber também ensina e transforma a vida e a família de Leigh, eles se tornam mais unidos, deixam de lado e também lutam contra o preconceito.

    Enfim, associando o filme a relações interpessoais:
    Leigh aceita Michel e se preocupa com ele em tempo integral, ela se envolve com ele se sentindo mãe e responsável, e se comprometendo, dando amor, família e devolvendo a dignidade para que assim ele possa se sentir integrado na sociedade e com isso obtendo o autoconhecimento, e a empatia de todos.

    A cada dia que passa deixamos de nos preocupar com o próximo e deixamos de lado alguns valores que realmente são importantes em nossas vidas como: família, união, companheirismo, etc. E damos importância a outros fatores que se analisarmos não nos agrega em nada. Assim com Leigh podemos mudar e fazer a diferença.

    Edilene RA 103647/2BNA

    ResponderExcluir
  17. Leonardo Fagner de Souza
    RA:103248
    Turma:2BNA

    Bom este filme é uma lição de vida para todos nós. Baseado em uma história real conta situações como violência, racismo, preconceito e superação.
    Uma família bem estruturada financeiramente, feliz e sem preocupações, e o contraste de um jovem (Michael Oher) criado no subúrbio apenas por sua mãe viciada em drogas, cercado de violência, má influência e sem perspectiva de vida.
    Leigh Anne Touhy mãe de um garoto que estuda na mesma escola crista de Michael se sensibiliza ao ver sua situação precária sem moradia e decide ajudá-lo.
    Leigh emocionou a todos com lindas atitudes lutando contra o preconceito e fazendo de tudo para ver Michael vencer na vida.
    A partir daí veremos atitudes preconceituosas, racismo, bom senso, ajuda humanitária e muitas batalhas pela felicidade do jovem até sua vitoria.
    O filme por ser uma historia real é bem emocionante relacionando a relações interpessoais podemos tirar varias lições.
    Quantas vezes nos preocupamos em comer do bom e do melhor e esquecemos que muitas pessoas se contentam em ter uma alimentação por dia?
    Ou nos preocupamos em ter roupas de grifes enquanto pessoas si aquecem em volta de fogueiras? Alheio a isso muitos continua exaltando o consumismo, luxo, prepotencia, propriedade privada, continuam com cobiças, ganância, mentiras. Não notam que a falta de amor (amor pela vida pela familia pelas conquistas) é uma intolerância.
    Essa lógica corrói os seres humanos que esquecem que caixão não tem gaveta,
    e que nessa vida, os encinamentos a aprendizagem e o sentimento é a única bagagem levada.
    Sim é impossível agente ser tão humanitários a ponte de sermos perfeitos, sempre pecamos em algum ponto, mas devemos rever nossos pensamentos e atitudes enquanto é tempo.
    Este filme é um ótimo exemplo e lição de vida para todos, devemos valorizar pequenas atitudes que para terceiros si tornem grandes e reconhecidas.

    ResponderExcluir
  18. O filme retrata a história de um rapaz com condições precárias de vida, sua família totalmente desestruturada, sem conhecer o próprio pai e com a mãe viciada... Sem lugar para ficar, sem rumo, encontra em seu caminho uma mãe de família que se penaliza com sua situação e o socorre, dando início a uma nova fase de sua vida, totalmente inesperada.
    O "ver o outro" lhe dar uma "chance", "acreditar no potencial" que aparentemente é inexistente, "trocar ideias", fez com que seu potencial atlético fosse desenvolvido passando a se relacionar de forma sadia e espontânea em seu meio.
    Vimos enfim, fatores característicos de relações interpessoais: "comprometimento/envolvimento", "empatia", "atitude cristã", "comunicação", "aceitação do outro", "credibilidade". Essa oportunidade entre ambos, resultou num final positivo e de sucesso.

    Patrícia Galvão Pereira - 2BNA - RA 103607

    ResponderExcluir
  19. O Filme é uma lição de vida, pois de uma lado esta presente uma criança americana negra, que foi abandonado pelo pai e a mae é usuaria de drogas, e por outro lado uma mulher com enorme desejo de ajudar ao proximo.
    O filme poe em evidencia a empatia pois a mulher procura de colocar no lugar daquele que não tem onde dormir, que passa frio, fome, etc, que não tem nem as condicioes basicas para sobreviver muito menos amor e carinho.
    O rapaz tinha grande chance de ser um marginal, mas ele encontrou alguem que foi capaz de suprir as faltas que ele teve anteriormente, alguem q o incentivou, que fez ele enxergar que era capaz o melhor de tudo alguem que não desistiu dele.
    O filme nos faz refletir sobre a necessidade de buscar a entender e a ajudar ao proximo. É um apelo para aprendermos a nos colocar no lugar do outro e saber a atitudes podem mudar a vida da sociedade. Há destinos que podem ser mudados só necessario amor e força de vontade, realmente é possivel transformar vidas que são verdadeiros pesadelos em belos sonhos.

    Daniela de Jesus Silvestre RA103497/2BNA

    ResponderExcluir
  20. É impossível assistir essa bela produção e não ter a vontade de colocar em prática a mensagem que transmitiu. A decoradora Leigh Anne oferece o próprio lar como abrigo para Michael passar uma noite, porém, o que começa com um gesto de bondade evolui para algo grandioso, pois o adolescente passa a fazer parte da família, apesar das origens bem diferentes.
    O ambiente e a empatia influenciaram as mudanças. Ao ter acesso a uma boa educação e conviver com pessoas que amam o que fazem, Michael melhora seu desempenho escolar, comportamental e suas habilidades no futebol americano. O nome do filme nos faz pensar se o que estamos fazendo diariamente não pode ser aprimorado, fazendo com que a atitude artificial de lidar melhor com as pessoas, transforme-se em algo natural. Melhor que ser feliz é fazer alguém feliz!
    As experiências, confiança em seu potencial e o carinho que a nova família o proporciona, faz com que Michael realmente sinta-se vivo. Um filme que diverti, emociona e conscientiza.

    Jéssica S. Bento 103212 – Turma: 2BNA

    ResponderExcluir
  21. O filme um sonho possível mostra a dura realidade de um jovem sem perspectiva alguma que estava no momento certo, na hora certa e no lugar certo e foi encontrado por uma mulher que fez sua vida mudar. Fez o mais difícil, algo que raramente acontece, fez o impossível! Ela deu a oportunidade, uma simples oportunidade a Michael Oher de ter uma família, um lar, carinho. E o mesmo aproveitou e retribuiu com muitas lições de vida. E fez a família ficar ainda mais unida. Muitas vezes não olhamos ao nosso redor, ou até mesmo enxergamos as coisas mais não fazemos nada, com medo. O filme nos mostra que só precisamos dar a oportunidade de conhecer as pessoas, temos que ser mais harmônicos, conversar, não devemos julgar pela aparência. Devemos conhecer e tentar de alguma maneira ajudar o próximo. Isso só fará bem a nós mesmos. E temos que pensar que nem todo mundo é ladrão e todos nós merecemos uma chance e uma oportunidade.

    Diane Oliveira RA 103634 2BNA

    ResponderExcluir
  22. Lucas Martins Rabelo RA:103099
    Turma: 2BNA
    Relações Interpessoais




    O filme um "sonho possível" , nos mostra uma historia que não estamos acostumados a ver no dia a dia, uma família bem estruturada já com filhos praticamente adotarem uma pessoa adulta que sem a sua ajuda não teria chance de sair de onde ele se encontrava no momento, estava vivendo muito perto do mundo das drogas e da violência. Desde criança foi abandonado pelo seu pai cresceu vendo sua mãe se drogar não tinha o mínimo de estudo com media escolar praticamente "0". Mas Leigh Anne resolve ajuda-lo mesmo sem conhecê-lo e o leva para sua casa assim lhe proporcionando o que ele nunca teve em sua vida lhe dando comida, carinho e conforto de uma família, com isso eles o ajudam nos seus estudos recuperando o tempo perdido, suas notas começa a melhorar e com mais um tempo ele é aceito no time de futebol americano... isso tudo nos mostra que a empatia, comunicação o envolvimento de se por no lugar das outras pessoas pode nos ajudar e também pode nos mostrar como ajudar aos outros a realizar seus sonhos.

    ResponderExcluir
  23. Aluna:Valquiria Rosa
    RA: 103518
    Turma: 2BNA




    O Filme mostra a historia de Michael um jovem negro e pobre que vem de uma família sem nenhuma estrutura de vida, vivendo na miséria em um ambiente inadequado com muita violência, bebidas, drogas coisas que não deveriam fazer parte da vida de nenhum ser humano seja qual for sua classe social. Um local onde carinho, compreensão, amor, dedicação ao próximo e a si mesmo e auto estima não fazem parte da rotina. Só a destruição tem vez. Mas Michael consegue dar a volta por cima e realizar um sonho, que muitas vezes parecia impossível com um anjo que entrou em seu caminho para mudar seu destino dando a possibilidade de ser alguém valorizado, amado, estimado e querido por muito, pois era o que ele realmente precisava de muito amor e carinho para tornar esses sonhos possíveis.
    Esse anjo se chama Leigh Anne uma mulher fantástica que faz um papel admirável, digna de elogios que desenvolve a afetividade um sentimento puro e verdadeiro que vem de dentro se preocupando com Michael quando o vê ao relento passando frio e fome não tendo um local para passar a noite. Mesmo não conhecendo aquele jovem movida por um sentimento de empatia, coloca-se no lugar dele e sente com ele seus problemas o levando para sua casa um local confortável onde Michael pode passar aquela noite.De principio é apenas uma noite mas Leigh se envolve com Michael e ele passa a morar em sua casa como se fosse seu próprio filho.
    O Michael começa a ter coisas que nunca teve antes tanto matérias como sentimentais, começa a receber carinho, atenção, amor,uma família acolhedora,educação,uma casa, pessoas que realmente se preocupavam com ele mesmo não sabendo de onde ele veio .Pessoas nas qual desenvolvem a aceitação total de Michael ,uma aceitação que provém do intimo sem questionar classe social,cor,educação e seu passado apenas vendo que Michael é uma pessoa merecedora de receber todo o afeto que podia proporcionar a ele .Michael encontra uma família que se torna sua amiga capaz de ajudá-lo a levantar sua auto estima gostando de si próprio,se mantendo motivado sempre a seguir em frente em busca de seus sonhos.Se valorizando e se aceitando sem ferir a auto estima do seu próximo.
    Esse filme nos leva a refletir quantas vezes passamos por pessoas que estão abandonadas como Michael passando por alguma dificuldade e sequer perguntamos se ela esta precisando de ajuda? Muitas vezes deixamos de desenvolver nossa Empatia quando alguém vem em nossa direção para nos contar um fato, simplesmente somos incapazes de ouvir o outro de nos colocarmos psicologicamente no lugar dele e sentir suas alegrias e frustrações,mesmo que não possamos fazer nada o simples fato de ouvir mostra interesse.E isso já é muito pra quem fala.Quantas vezes fazemos algo mecanicamente como um simples “oi”não vindo de dentro não falando de coração aberto?Quantas vezes não colocamos a auto-estima do outro sempre pra baixo o desvalorizando pelo seu modo de vestir,sua cor,sua classe social e o seu cargo na empresa ?Devemos tratar as pessoas pelo que ela são e não pelo que elas tem a nos proporcionar ver que todos somos seres humanos dignos e merecedores de carinho e um pouco de atenção e foi isso que Leigh Anne fez, mostrou a Michael que ele era capaz de transformar seus Sonhos Possíveis .
    Devemos nos dias de hoje tomar Leigh Anne como exemplo de vida sendo um anjo na vida de outro Michael.

    ResponderExcluir
  24. Um filme baseado em fatos reais, faz com que nós pensemos mais que todos somos importantes.
    Michael, um negro de família sofrida que ao ver da sociedade seria mais um ladrão, traficante; conhece Leigh Anne e uma família que pelo pouco que sabe da vida dele, sente enorme empatia e resolve levá-lo para sua casa e adotá-lo.
    Nos EUA o esporte é muito valorizado, não apenas pelo esporte em si, mas pelo coletivismo, por um estar ajudando o outro, estarem rumo ao mesmo objetivo e no filme isso é bastante abordado.
    Quando Michael estava na escola Cristã os professores não acreditavam muito nele, nem pelo desenvolvimento durante sala de aula, muito menos nas aulas de futebol americano. As crianças da escola o achavam estranho e o isolavam, ninguém gostava dele.
    Michael com sua vida sofrida e vivenciando a vida de uma família rica, dá algumas idéias para que possam ajudar os mais necessitados, como por exemplo as sobras dos restaurantes da família serem doadas a pessoas necessitadas, ao invés de desperdiçar jogando no lixo.
    O filme nos mostra muita injustiça quanto as classes sociais. Com uma mãe drogada, viciada, uma criança crescendo sem estrutura nenhuma, sem carinho, atenção e educação necessária para seu crescimento, tem a tutela do estado e ao invés de ter uma dedicação maior , estarem em alguma abrigo onde possam ter uma vida “boa” para se tornarem dignos cidadão, são abandonados pelo estado, assim morando em ruas, morando de favor em casas de conhecidos.
    Sua “nova” família, talvez a única que ele tivesse ate os encontrarem foi o aceitando aos poucos, tinham receios por não conhecerem nada de sua vida, Michael no começo se sente estranho, mas aos poucos deixa ser cativado por essa família sensível e dedicada.
    A sociedade demorou um pouco para o aceitar, eles desconfiavam, tinham dúvidas quanto a sua índole e garra; a sociedade na verdade o aceitou quando viu que ele tinha uma família digna e só assim deram uma oportunidade dele mostrar que ele poderia ser alguém que fizesse a diferença e pudesse ajudar de alguma fora na vida das pessoas.
    Assim como as pessoas que estavam a sua volta não o conheciam, ele também só se descobriu durante essa fase. Ele na verdade não sabia de onde realmente tinha vindo e onde queria chegar, ele pode desenvolver tarefas e assim descobrir o seu valor.
    Michael acaba realizando um sonho, um sonho de muitos, mas que poucos tem o privilégio de conhecer. Algumas pessoas passam por nossas vidas e não damos atenção para as dificuldades que ela vivencia e assim não pensamos em como podemos ajudá-la. Precisamos nos comunicar com as pessoas, só assim poderemos ajudar e ser ajudados; pois hoje pode ser um conhecido nosso, mas amanhã quem pode estar precisando de ajuda somos nós mesmos.
    Devemos ter empatia pelas pessoas que passam por nossas vidas ao invés de pensarmos só em nós, pessoas que um simples gesto que fazemos as mostram um mundo diferente, as vezes o que elas precisam é mais um apoio, um carinho e isso todos podemos oferecer.

    ELOANA DE CASTRO FERREIRA
    RA: 103545
    2BNA - BILAC

    ResponderExcluir
  25. Ivonei Willians Reis
    Ra: 103596
    2BNA
    Relacionando o filme "Um Sonho Possível" com relações interpessoais
    podemos associar o personagem de Sandra Bullock com o que
    foi visto em sala de aula, o conceito de empatia, ou seja, se preocupando
    dando atenção, ajudando o personagem de Quinton Aaron independentemente
    da cor, da classe social, da cultura ou da religião do personagem. Isso
    é muito importante para todas as pessoas pois devemos ter no minímo um
    contato de respeito e afetividade com todos, isso é o que define relações
    interpessoais e é o que vimos no filme.

    ResponderExcluir
  26. Big Mike (Quinton Aaton) 20 e poucos anos é negro, obeso, pobre, filho de uma mãe viciada em crack e que não consegue combinar os seus vícios com a educação e crescimento dos filhos. Contido nessa rejeição Big Mike cresce pulando de casa em casa como adoção, sem nunca ter encontrado um lar verdadeiro sofrido com essa rejeição e diversos traumas desde a infância, se finge de indiferente e burro, pis pensa que quanto mais longe estiver do sofrimento que o cerca menor será sua dor.
    Matriculado numa escola crista por seu pai adotivo, mesmo com notas insuficientes para o acompanhamento rígido do colégio. O colégio o aceita com o ambito de elevar algumas vitórias esportivas. Até que ele cruza com o pequeno S.J. (Jae Head).
    Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock) ao ver Big Mike andando pela chuva numa noite fria, pergunta ao seu engraçado filho S.J. se aquele não era o amigo dele no colégio. E então a vida de Big MIke começa a tomar um rumo diferente, Anne decide levá-lo para casa. Não se contentando em apenas um gesto de um simples abrigo e percebendo que o que Mike carregava na sacola plástica em mãos era uma simples troca de roupa, emocionada com isso Anne não mede esforços para descobrir mais do passado desse "andarilho" resolve lhe oferecer um lar verdadeiro , sendo até humilhada pelas amigas ricas e peruas achando que o status financeiro prevalece acima de tudo, e ela nos dá a dica de que o conhecimento pessoal prevalece acima de tudo, até mesmo o "outro" lado da cidade.
    Algo surpreendente é quando Anne oferece a Mike uma cama para ele dormir e ele pergunta se aquilo é dele, Anne fala que sim, Mike se emociona e fala que é a primeira vez que vai dormir em uma cama.
    A família Tuohy então acredita e acolhe Mike, incentivando a praticar esportes e com o seu esforço, contratam uma professora para lhe dar aulas particulares, visando um crescimento para dar inícia a uma universidade.
    Ambos aprendem de todo lado em um exemplo de uma família Tuohy mais unida e Mike tendo um lar de verdade.
    Renato da Rocha Soares 2BNA- RA 103224

    ResponderExcluir
  27. Se estivéssemos num governo que fosse pelas pessoas e para as pessoas talvez as coisas seriam muito diferentes. Hoje convivemos num governo que é para o petróleo, para o mercado e para exploração de matéria-prima. Vivemos numa sociedade mergulhada em propagandas sensacionalistas dizendo que a única maneira de alcançar o topo é eliminar os outros e competir. Todos os outros deverão pensar da mesma forma e por isso você não pode se relacionar com ninguém. Lamentavelmente, diante de um confronto, o governo que deveria implorar para que todos tenham esperança, ajudem,ou rezem, prefere deixar se controlar por soberbas indústrias do prazer.
    Não adianta querer mudar uma nação sem mesmo mudarmos nós mesmos. Quando faemos isso, mudamos pessoas, mudamos uma sociedade, aí então mudamos o mundo.

    ResponderExcluir
  28. O filme demonstra o quanto podemos fazer para sermos pessoas melhores, tanto dentro de casa com a família, quanto na rua, na escola ou no trabalho, quando quebramos barreiras dentro de nós mesmos e passamos a nos importar com o próximo.Podemos dar as pessoas a oportunidade de sonhar, de acreditar em si mesmos, ajudar aos que não tiveram a mesma estrutura necessária para superar obstáculos a conseguir, e assim poder contribuir para uma sociedade mais justa.
    No filme podemos analisar tudo isso, quando Leigh Anne Tuohy, por um gesto de compaixão, decide a convidar o Big Michael, a passar a noite em sua casa, pois naquela ocasião Michael Oher não tinha lugar para ficar e muito menos tinha roupa de frio, já que trajava apenas bermuda e camiseta. Naquele momento poderíamos deduzir que a senhora Tuohy, pensava que sua família estava protegida do frio naquele carro e que ela jamais se conformaria chegar em sua casa, tendo presenciado o adolescente naquela situação e fingir que não tinha visto nada.
    Sabendo do tipo de preconceito que poderia enfrentar por parte das próprias amigas por pertencer a uma classe , amigos de seus filhos na escola e da própria escola em relação ao rendimento de Michael Oher. Quando Leigh Anne Tuohy decide integrar Michael a família Tuohy, ela acaba enxergando qualidades em Michael que as pessoas não quiseram saber, e passa a ao jovem afetividade, carinho e confiança para que Oher conseguisse alcançar uma vida digna e o que ele jamais pensou em ser, uma pessoa de sucesso.

    Vagner Araujo de Carvalho RA: 103116 Turma: 2BNA

    ResponderExcluir
  29. “Um sonho possível “ retrata a realidade em que vivemos na sociedade no momento, o filme relata um fato verídico, ocorrido nos Estados Unidos,na família de Leigh Anne Tuohy em relação à Michael Oher (Big Mike)
    onde houve vários tipos de preconceitos.
    É uma verdadeira lição de vida, pois poucas pessoas possuem caráter, coragem e amor para uma responsabilidade onde envolve não apenas uma vida, mas uma família inteira.
    Um ato que vai contra todo os conceitos de uma sociedade individualista, nos mostra que todo ser humano tem capacidade, determinação, inteligencia e o mais importante sentimento.
    Moldar um artefato de artesanato é uma arte, mas moldar, transformar uma vida é um milagre divino.
    Realmente se a sociedade deixasse de tanto individualismo , egoismo e até mesmo falta de caridade e amor , o mundo seria um lugar bem melhor de viver .
    Gestos como estes dá esperança, que a humanidade ainda tem uma chance de vir a ser grande.
    Não é impossível, é realidade o amor acompanhado de compaixão, doação e muito trabalho, conseguimos que tudo se torne possível, fácil, não difícil, mas compensador, viver em harmonia e igualdade , pois não existe classes sociais, cor , raça, religião, pois todos somos essência de deus, somos capazes de coisas maravilhosas, mas temos que acreditar e trabalhar muito para mudar essa sociedade onde visa somente beneficio próprio.
    Amor, dedicação e muito trabalho este é o segredo para a felicidade.

    Patrícia da Silva Viana / RA:103629 / TURMA: 2BNA

    ResponderExcluir
  30. Melissa Castro
    RA: 103472
    2BNA

    No filme “Um sonho possível”, podemos assistir a história de Michael Oher, um adolescente pobre, negro, que não possuía família ou uma casa para morar. Vivia sem boas condições para ter um bom futuro.
    Leigh Anne, interpretada por Sandra Bullock é uma mulher com ótimos exemplos para a sociedade em que vivemos, pois ao ver Michael Oher, com frio e sem abrigo nas ruas não hesita em oferecer um abrigo e ajuda.
    Ela e sua família se envolvem muito com o adolescente, e por mais difícil que pareça a relação com Michael, com o passar do tempo a comunicação fica cada vez melhor entre eles e o que seria apenas abrigo por uma noite passou a ser algo maior.
    Mesmo toda sua família não sabendo da história de Michael e vendo que ele era muito diferente, todos o acolhem e começam a depositar confiança e esperança naquele menino que ao ver da sociedade seria apenas mais um jovem sem abrigo e sem família. O adolescente Michael que até então estava sem uma base familiar começa a entender e compreender o valor de uma família e a receber educação, preocupação e carinho.
    Leigh Anne e sua família também começam a aprender com Michael que faz com que sua família comece a ficar mais unida. Eles então passam a aprender que não devemos criar estereótipos ou julgar pessoas que não conhecemos, simplesmente por suas características.
    Hoje em dia podemos perceber que muitas pessoas criam barreiras ao tentar se colocar no lugar do outro, ao ter empatia pelas pessoas. O preconceito está constantemente a nossa volta, julgamos as pessoas por sua religião, cor ou classe social. Esquecemos que quando nos colocamos no lugar do outro, conseguimos ajudar com mais facilidade, ser mais solidários e que estas atitudes só tendem a somar na nossa vida.
    Como o título do filme mostra, este sonho que todos temos de fazer um mundo melhor é possível, bastar ter atitude como a personagem Leigh Anne, ter a iniciativa de estender à mão ao próximo, mesmo que seja desconhecido e diferente de você.
    O simples ato de aceitar o outro compreende o exercício de conhecer você mesmo, só assim podemos fazer um mundo melhor.
    Se relacionar com pessoas diferentes de você pode parecer difícil mais é possível, sim. Se relacionar, ter empatia, saber escutar o outro e sermos solidários são bens preciosos que devemos praticar sempre.

    ResponderExcluir
  31. Gustavo Tetsuo Midorikawa
    2BNA RA: 103173

    O filme mostra a dura realidade de vários meninos de rua dos quais nós fingimos não ver no nosso dia a dia. Meninos literalmente jogados na rua muitas vezes por pais drogados sem estrutura para criar uma família, fazendo com que os meninos cresçam sem saber o real significado da palavra. Quando nos deparamos com essa realidade no semáforo, ao ver um garotinho pedindo dinheiro para comer, ou de baixo de uma ponte ao ver pessoas ali se abrigando, achamos não ser problema nosso, que nada podemos fazer.
    O filme mostra uma família rica que resolve “adotar” um menino de rua, que adora futebol americano. Big Mike (como era chamado) chegou a casa da família sem muitas palavras, mas com o decorrer do tempo Leigh foi de toda maneira tentando se comunicar com o jovem e fazendo com que ele se sentisse confortável em sua casa, junto da sua família.
    Sentindo o bem que estava fazendo ao garoto, resolveu o adotar, mesmo esse ato sendo mal compreendido pela sociedade em que vivia, Leigh viu que ajudar ao próximo não era apenas estar ajudando aquele pobre menino mas sim, ajudando a si mesmo, pois com isso ela percebeu que havia aprendido mais com Mike do que ensinado a ele.
    Esse definitivamente é um exemplo que devemos seguir, perguntar quando puder se o outro precisa de ajuda, tentar estabelecer uma comunicação com as pessoas que nos estão próximas, muitas vezes um “olá” e um sorriso no rosto podem fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  32. Este filme conta a historia de uma família de boa condição de vida, e também a historia de um jovem Michel Oher ( Quinton Aaron) um jovem criado na periferia,com muita violência e pessoas de má influência.
    Numa noite de chuva Leigh Anne, a mãe de um garoto que estudava na mesma escola de Michel, o vê andando na chuva, e decidi lhe dar abrigo aquela noite para dormir, mas a cada dia que passa ela se preocupa mais com o jovem rapaz, de deixa que ele fique em sua casa e faça parte de sua família, ela com isso da a oportunidade de que ele seja uma pessoa melhor e de que ele possa mostrar suas habilidades já que é muito bom em futebol americano.
    Por decidi ajudar Michael, ela enfrenta muito preconceito, e também o racismo de algumas pessoas.

    O filme relacionado a Relações interpessoais:

    Mostra que a vida de uma pessoa ( leigh Anne), pode mudar muito ao ajudar outra( Michel Oher) mas ela não se preocupa com tudo isso,seu propósito é ajudar ele,com tudo isso vemos demonstrações de carinho, amor, comprometimento com a outra pessoa, o respeito e também a responsabilidade.
    Bom esse filme realmente nos faz pensar,em nossas vidas no que estamos fazendo de bom ou de ruim, se nos estamos cumprindo corretamente nossa missão aqui na Terra, a missão de ajudar as pessoas a de não ficar esperando que façam algo por você para daí sim você retibuir, o ato de olhar para uma pessoa e sorrir e desejar que ela tenha um ótimo dia mesmo que essa pessoa te retribua com uma cara feia.
    As nossas vidas podem mudar da noite pro dia , nos temos que fazer tudo que estiver ao nosso alcance com muito AMOR, CARINHO E DEDICAÇÃO A TODOS ... SEMPRE !!!

    Gabriele Cristina Chagas
    2BNA
    RA: 103710

    ResponderExcluir
  33. O filme mostra e nos ensina uma linda lição de vida. Por começar pelas atitudes da personagem de Leigh Anne (Sandra Bullock) que tem um coração enorme, por mais que seja de uma familia de classe alta, onde tem tudo para ser uma pessoa esnobe, metida e arrogante, não deixa isso mudar sua forte personalidade, sendo assim uma pessoa meiga, amorosa, carinhosa e sempre solidaria, sempre com disposição de ajudar ao próximo, independente de quem seja.
    Também aprendemos com Michel, um Jovem de 17 anos, onde não tinha perspectiva nenhuma de vida devido sua criação onde viveu em meios as drogas e violências, mais que soube aproveitar a oportunidade que Deus lhe deu. Por mais que seu passado não ajudasse não deixou que isso atrapalhasse seu futuro.
    Seria bom se todas as pessoas pudessem assistir o filme e refletissem sobre o mesmo, mudando um pouco a maneira de ser e ver o mundo.
    Com os Homens isso é possível; Com DEUS, tudo é possível . ( frase escrita na escola onde Michel estudou).

    Letícia Pinho Nogueira R.A: 103493 2BNA

    ResponderExcluir
  34. O Filme "Um sonho possivél" é uma lição de vida.Nós faz refletir como estamos agindo com o próximo.Ás vezes um simples gesto e uma atitude podemos mudar uma vida completamente.Precisamos para de falar a respeito da nossa vida precisamos dar oportunidade para ouvir o outro por um minuto.
    Michaek Oher tinha espaço vazio em sua vida, or falta da presença da mãe que vivia drogada e bêbada e a ausência do seu pai.Mesmo com todos esses problemas mike tinha um instituo protetor.Todos tiveram apenas um envolvimento.Até aparecer Leigh Anne que teve um comprometimento com Mike que se tornou da familia, deu uma vida digna para ele. Já as pessoas que passam por sua vida leva seu problema adiante.
    Como podemos dar uma vida melhor se não ajudar a solucionar seus problemas,precisamos usar nossa empatia para ter uma vida melhor e aprender a relacionar com as pessoas.Ser empático é saber ouvir, compartilhar, dar ombro amigo.Isso que Leigh Anner fez.
    Ele não gostava que chamassem por seu apelido Big Mike, quando colocamos um apelido em alguem podem está ofendendo e ferindo seu sentimento.Deixando sua auto-estima baixa.
    Devemos conhecer primeiro uma pessoa, antes de criticá-la até mesmo por pensamento.
    Michael Oher tinha tudo para virar um marginal mais mostrou a todos que só precisava de um oportunidade,graças uma pessoa que acredito dele.

    Manoela Bril 2BNA

    ResponderExcluir
  35. aluna:Hiromi Morioka
    RA:103690
    Turma:2BNA




    O Filme Um sonho possível, mostra a realidade porque isso acontecena vida real, onde um menino sem amor e carinho dos seus pais.
    Tem uma vida sem estrutura, com o abandono do pai e a mãe envolvida nas drogas, Michael fica com sua alta-estima baixa, pois não tem em quem se espelhar, porque na vida de uma criança e essencial o apoio e a presença dos pais no seu dia a dia.
    Mas com a ajuda de um amigo, que foi até a escola e conseguiu que Michael frequentasse a escola, onde os professores não davam apoio a ele, mesmo assim ele continuou indo a escola,passa o dia na escola e a anoite não tinha pra onde ir.
    Certa noite a família “TUOHY” estavam passando pela rua de volta pra casa, onde seus filhos avistaram Michael andando pela rua sozinha e com muito frio.
    Leigh Anne, uma mulher maravilhosa com um enorme coração,ao ver o menino vagando pela rua sem ter um lugar pra dormi, ela o levou para sua casa pra passar uma noite com eles, mas desde então Michael começou a fazer parte da família.
    Com o apoio da família TUOHY, a alta-estima de Michael começou a ficar melhor, ele voltou a se comunicar melhor com as pessoasao seu redor e até mesmo na escola suas notas foram melhorando cada vez mais.
    Leigh Anne percebeu que o menino tinha um grande potencial, que bastava ele ter apenas um apoio para que vencesse na vida e ela conseguiu isso, Michael venceu todos os seus obstáculos, com ajuda dessa maravilhosa mulher, ele teve uma família que o acolheu com um verdadeiro filho sem nenhum preconceito, ela deu ao menino de rua a oportunidade de se tornar uma pessoa melhor, pois Michael só precisava de um apoio para que todos os seus sonhos se realizassem.
    Esse filme nos faz refletir, que muitasvezes em nosso meio existem pessoas como Michael, que não damos a oportunidade para que essas pessoas mostrem que são capazes de ser alguém na vida.
    Vamos pegar como exemplo este filme e tentar ser mais compreensivo com as pessoas em nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  36. Renata cristina lima 2bna RA:103556



    Para começar o filme é lindo e muito emocionante,a historia de uma mulher que acolhe um jovem abandonado e faz de tudo para ajudalo.
    Ela dá a ele casa comida roupas e o mais importante carinho e amor de mãe que ele tanto queria mas não conseguia da sua mãe biológica e isso esta relacionado com Relacões imterpessoais,ela(Sandra bulock)teve empatia se colocou no lugar de michael e sentiu o que ele passava, e através daí pode ajudalo a mudar totalmente sua vida.

    ResponderExcluir
  37. Michel Other teve muita sorte ao encontrar Leigh Anne, uma mulher como poucas, infelizmente.
    Ao observar esse jovem percebeu que ele estava sem rumo, precisando de ajuda.Quando o encontrou na rua com frio e na chuva ela resolveu levá-lo para casa.
    Depois de algum tempo percebeu que precisava fazer mais por aquele rapaz então resolveu adotá-lo.
    No inicio ela ficou com receio de levar uma pessao desconhecida para sua casa, tanto que perguntou ao marido "será que ele vai roubar alguma coisa?".
    Mas essa desconfiança inicial não foi maoir que a vontade de ajudar Michel Other e logo ela teve o apoio de toda a família.
    Ela fez algo tão especial, tão fora do comum que algumas pessoas da sociedade resolveram investigar o motivo de tanto empenho, dificilmente entenderiam o real motivo, que ela estava se colocando no lugar do outro e não esperava nada em troca.
    Lucia Costa RA 103516 2BNA

    ResponderExcluir
  38. Relação do Filme "Um sonho possivel" com a disciplina de relações interpessoais.
    Bom este filme retrata uma historia verdadeira de rapaz chamado michel Oher ou big michel.onde com sofrimento,amor,superação,responsabilidade,comprometimento e envolvimento esse homem passa pela vida.a relação deste filme com a matéria e sim ambos nos mostram como devemos nos relacionar mais uma coisa os difere que mike teve que aprender na pratica sem nimguem para ensina - ló apenas obstaculos que o levassem ao caminho certo.
    Bom para começar mike teve um grande envolvimento e comprometimento para cuidar de sua mãe biologica que era usuaria de drogas e quase sem o deixava largado mais quando ela mais precisava ele estava lá para cuidar dela seja qual for a circunstância.Segundo teve escolhas e não se influênciou pelas amizades,quando viu que esses relacionamentos estavam o levando a um caminho errado decidiu romper.Ele poderia ficar desmotivado por vario motivo mais não nunca ficava, seu pai o ajudou conseguindo uma bolsa de estudo esportiva para ele onde jogava pelo time da escola.logo apos essa conquista seu pai veio a falecer.Em seguida ele foi morar na rua abandonado, foi quando a familia de Leigh Anne composta por sua filha e filho e seu marido o adotaram e o acolherem comprometendo - se a tranforma - lo em um cidadão digno, primeiramente eles recuperaram a auto - estima dele dando a ele uma vida digna com conforto,amor e educação.Em seguida sua mãe lutou por varios momentos quebrando assim preconceitos,seus irmãos o ajudavam na escola e em casa.Com sua alto estima motivada ele começou a desenvolver uma grande habilidade no football que era a defesa do jogador principal e quem havia o influenciado era sua mãe adotiva que dizia a ele "considere esses jogadores como a nossa familia sendo que o jogador principal sou eu".Esse relacionamento familiar so deu certo por que ambas as partes aceitaram as diferenças gerando uma harmonia entre eles e deu tão certo que o resultado e um dos melhores jogadores de football americano premiado nos Estados Unidos.
    Este filme é facinante!

    ResponderExcluir
  39. Relação do Filme "Um sonho possivel" com a disciplina de relações interpessoais.
    Bom este filme retrata uma historia verdadeira de um rapaz chamado michel Oher ou big michel.Onde com sofrimento,amor,superação,responsabilidade,comprometimento e envolvimento esse homem passa pela vida.A relação deste filme com a matéria e simples ambos nos mostram como devemos nos relacionar com pessoas independentemente de como são e qual a importância dos relacionamentos. mais uma coisa os difere que mike teve que aprender na pratica sem nimguem para ensina - ló apenas obstaculos que o levassem ao caminho certo.
    Bom para começar mike teve um grande envolvimento e comprometimento para cuidar de sua mãe biologica que era usuaria de drogas e quase sem o deixava largado mais quando ela mais precisava ele estava lá para cuidar dela seja qual for a circunstância.Segundo teve escolhas e não se influênciou pelas amizades,quando viu que esses relacionamentos estavam o levando a um caminho errado decidiu romper.Ele poderia ficar desmotivado por vario motivo mais não nunca ficava, seu pai o ajudou conseguindo uma bolsa de estudo esportiva para ele onde jogava pelo time da escola.logo apos essa conquista seu pai veio a falecer.Em seguida ele foi morar na rua abandonado, foi quando a familia de Leigh Anne composta por sua filha e filho e seu marido o adotaram e o acolherem comprometendo - se a tranforma - lo em um cidadão digno, primeiramente eles recuperaram a auto - estima dele dando a ele uma vida digna com conforto,amor e educação.Em seguida sua mãe lutou por varios momentos quebrando assim preconceitos,seus irmãos o ajudavam na escola e em casa.Com sua alto estima motivada ele começou a desenvolver uma grande habilidade no football que era a defesa do jogador principal e quem havia o influenciado era sua mãe adotiva que dizia a ele "considere esses jogadores como a nossa familia sendo que o jogador principal sou eu".Esse relacionamento familiar so deu certo por que ambas as partes aceitaram as diferenças gerando uma harmonia entre eles e deu tão certo que o resultado e um dos melhores jogadores de football americano premiado nos Estados Unidos.
    Este filme é facinante!

    Felipe Antonio Salgado 2BNA RA:103587

    ResponderExcluir
  40. Relação do Filme "Um sonho possivel" com a disciplina de relações interpessoais.
    A relação entre os dois é que mike dava uma grande importancia aos relacionamentos ou as pessoas a sua volta. Mike foi morar com uma familia adotiva o qual a sua familia adotiva tinha muita empatia por ele e o motivou e ajudou ele a se tornar um dos maiores jogadores de football. A familia adotiva teve envolvimento e comprometimento com sua história, criando ai um grande amor entre eles, isso fez com que a auto-estima de mike fosse recuperada.

    Lucas F. Dantas de Souza RA: 103055

    ResponderExcluir
  41. O filme relata a vida de um menino chamado Big Make que não tinha nenhum tipo de expectativa de ser alguém na vida e que em um instante toda sua vida mudou.
    Uma família de classe alta o acolhe e lhe da a oportunidade de ter um futuro e amor que era umas das coisas que ele tanto sonhava “amor de família”.
    No mundo em que estamos é muito difícil ou quase impossível, ver pessoas de classe alta, ajudando ou até mesmo acolhendo em suas casas pessoas como Big Make sem nenhum tipo de apoio familiar, sem mesmo um nome registrado, uma pessoa que não tenha nada apenas um sonho; ser alguém na vida ou pelo menos ter uma certidão de nascimento.
    Se as pessoas parassem de ser egoístas e começassem a ter um pouco de dignidade e ajudasse o próximo nós teríamos um mundo bem melhor, sem preconceitos e sem desigualdades sócias.

    Luciana Epifanio Bessa Ra: 103079

    ResponderExcluir
  42. O Filme "um sonho possivel" traz a realidade de muitas crianças e adolescentes que vivem "abandonados"pelos pais e familiares, devido a víciios e renda familiar abaixo do nível estável perante a sociedade.
    Esse filme nos comove, pois mostra uma pessoa que é bem sociavel e é do alto escalão da sociedade, que se relaciona bem com as pessoas, e fica altamente comovida ao ver um jovem na chuva, passando frio e sem ter para onde ir. Ela porém o leva para sua casa, lhe da amor, carinho, proteção, e uma familia, pois seus filhos e seu marido o aceita como membro da familia. Vemos uma luta, para conseguir o adotar, e por ele ser um jovem, afastado das demais pessoas, não consegue tirar notas boas na escola, e está sendo tirado da escola por não conseguir obter notas necessárias. Contudo ela consegue faze-lo estudar e assim surpreendera todos aqueles que não acreditavam em seu potencial.Ele entra na faculdade pelo time de futebol e alcança os objetivos desejados.
    Relacionando essa historia verídica, com a "Relação Interpessoal", vemos que ela tem empatia por esse jovem, ou seja, se coloca em seu lugar e viu que ele precisava só de uma oportunidade para que sua vida pudesse ser mudada. Ela se doou ao máximo por ele,procurou saber sua história,houve uma total preocupação dela para ajudar seu proximo.
    O que falta hoje, em muitas pessoas, podemos ver que tem como ser feito, só temos que enxergar a necessidade do outro, e fazermos o que estiver ao nosso alcance para mudar vidas de pessoas que precisam.
    Isso trará, concerteza, uma satisfação e realização pessoa

    Ilzimara Pires do Prado
    RA-103233 turma-2bna

    ResponderExcluir
  43. Tayanne do Prado Ribeiro
    RA:103246
    turma: 2BNA

    O filme “um sonho possível “ conta a história de um jovem chamado Michael Oher, ele nasceu em uma região pobre em uma grande cidade um ambiente cercado de violência e má influência .Fazia parte de uma família completamente destruída pelo álcool e pelas drogas,e isso afetou muito sua alto estima
    Até que um dia Leigh Anne(Sandra Bulok) o encontro em uma triste situação ,chocada com as condições precárias que ele se encontrava , o acolheu em sua casa, e começou a tratá-lo como se fosse seu filho , dando todo apoio e lutando para vencer os preconceitos juntamente com ele.
    Micahel começou a estudar praticar esportes e aos poucos foi vencendo as dificuldades.Tornando –se uma pessoa feliz ,amada,e bem sucedida .

    Essa história é uma lição de vida para todos, pois mostra gestos de amor , carinho e solidariedade pelo próximo. O que é dificiu de se encontrar em nossa sociedade onde as pessoas são estremamente preconceituosas e individualistas.

    ResponderExcluir
  44. Pamela elisiario disse:
    Big michael, é um adolescente que não tinha expectativa de ser alguem na vida ,ele sabe muito pouco sobre sua familia. michael, vive na rua, porém sabia e gostava muito de memphis.
    Um belo dia leigh anne o encontrou na chuva e descobriu que ele estudava na mesma escola que seu filho e vendo aquela cena dele com frio na chuva resolveu levar ele para dormir em sua casa,e apartir desse dia ela tentou criar uma relação interpessoal com ele.Ela foi tentando se aproximar,quis saber de sua historia ,quem ele era, da onde veio, o que queria ser.
    Ela criou uma relação com ele, acreditou nele,deu todo o seu apoio e foi para ele o que michael nunca teve em sua vida uma mãe que fisesse tudo o que ela fez por ele.
    Hoje em dia é muito difícil ver alguem rico tentando ajudar alguem pobre que nem sabe de onde essa pessoa veio.Deveriamos ter mais pessoas no mundo como a leigh sem preconceitos.
    Pamela Elisiario de oliveira ra:103030 2bna

    ResponderExcluir
  45. A maior lição do filme é que não é porque alguém cresceu num ambiente marginal, repleto de coisas ruins, que esse alguém tenda a seguir aquilo.

    Michael conviveu com coisas ruins desde pequeno, mas sempre se mostrou diferente, procurando defender os que amavam e não machucar os outros, como naquela história do ''touro Ferdinando''.

    Além disso, mostra que precisamos de oportunidades na vida para crescermos e mostrarmos nossas capacidades. No início os professores não acreditavam na capacidade de Michael, achavam que ele era ''burro'', até que uma professora descobrisse que ele só conseguia fazer provas de forma oral. Assim, ele mostrou que conseguia absorver o que estudava e tirou notas melhores.

    É um ótimo trabalho para reflexão de valores, já que se trata de uma história real.

    Vanessa Fernandes Caldi - RA 101212 - 2BNA

    ResponderExcluir
  46. Felipe Alves Balbino, 2BNA, RA 103573;

    Bom, o filme deixa clara a situação de milhares de pessoas pelo mundo que convivem todos os dias com inúmeras dificuldades, muitas vezes sem oportunidade de mostrar aos outros talentos e provar para a sociedade que todos merecem uma chance.
    A mãe (Sandra Bullock) ao ir a escola buscar seu filho se depara com uma imagem muito triste, era o adotivo na chuva sem condições nem de se abrigar em algum lugar.
    Ao contrário do que muitas pessoas fariam, ela não ignora aquela cena e com um gesto de enorme compaixão cuida dele, o leva para casa, e adota aquele jovem que jamais tinha recebido tanto carinho e atenção.
    Com o passar do tempo, ele conseguiu se tornar um grande jogador de futebol americano, graças a base que havia conseguido com sua nova família, e pode mostrar que todos tem o direito de receber uma oportunidade, que todos são capazes sim de vencer na vida e se tornar uma pessoa de sucesso tanto profissional como pessoalmente.
    Enfim todos os sonhos são possíveis, mas infelizmente em nossa sociedade ainda são muitos os casos de pessoas extremamente talentosas que acabam não conseguindo realizar seus sonhos nem mostrar seus valores a sociedade.
    Relacionando o filme a disciplina de relações interpessoais, podemos notar a importância do diálogo entre as pessoas, a questão de conhecer o outro e no caso de muitas vezes ajudar dando oportunidade quando se pode, além disso, podemos reforçar a importância de confiar e acreditar em nós mesmos, tanto da mãe que assumiu a responsabilidade e fez o que muitas pessoas achariam que era uma loucura, quanto o jovem que pode descobrir com mais facilidade sua vocação e assim sempre acreditando no seu potencial conseguiu o que muitas pessoas que muitas vezes não passaram nem a metade que ele passou conseguiram tantas realizações.

    ResponderExcluir
  47. O filme relata uma convicção com as relações interpessoais, Big Michel não tinha nenhuma espectativa de vida, mas sim muita força de vontade, só precisava de uma oportunidade para mostrar seu talento, principalmente no futebol. Big Michel teve uma chance para o sucesso, encontrou uma pessoa generosa com o coração bom que acreditou nele e quiz ajudar conhecer sua história de vida. Nem sempre as pessoas ricas estão dispostas a ajudar, mas Michel encontrou anjos em sua vida, pois Leigh Anne o ajudou com muito carinho, atenção e afeto. Michel pôde demonstrar seus talentos e vencer na vida, uma história real que pode acontecer com qualquer outra pessoa, só basta querer e confiar em si mesmo e ter força de vontade.

    Carina Ap. de Castilho - 103140 - 2BNA

    ResponderExcluir
  48. O filme nos mostra a diferença social,mas o principal de tudo o que pode ser feito por uma pessoa sem perspectiva,como BIG MICHAEL era,um garoto muito pobre,filho de uma mãe drogada,que não tinha casa e ninguém dava nada para ele,o único caminho que era certo para ele era o caminho das drogas e tráficos.Até que um dia ele tem a oportunidade de entrar numa escola particular,embora enfrentasse preconceito até por parte dos docentes.Certa noite caminhando sozinho a família de Leigh Anne se deparou com ele,ela pediu para que o marido parasse o carro e conversou com Big Michael,fez ele entrar no carro e levou-o para casa dela.Leigh Anne teve grande empatia por Big Michael,pode ver o sofrimento dele,foi a única que quis fazer algo que pudesse mudar a vida daquele rapaz.Então começou pelo esporte,colocou ele para treinar no time de futebol,onde no começo não obteve muito sucesso,ela se empenhou e até mesmo se afastou de algumas amizades.Big Michael começou a ter um desenvonvimento tanto no futebol,quanto na escola.Leigh Anne teve tanto amor pelo rapaz que quis adotá-lo,e conseguiu.Big Michael conseguiu vencer todos os obstáculos que a vida apresentou, pois teve a ajuda de Leigh e toda sua família.Ele desenvolveu seu potencial que estava escondido em todo aquele sofrimento que já havia passado por toda vida,e com amor,carinho e compreensão conseguiu vencer na vida.Foi para faculdade e se tornou uma famoso jogador de futebol americano.Michael teve todo essa oportunidade,no Brasil e no mundo está cheio de Michael,mas que nem sempre tem a mesma oportunidade,não encontram pessoas que possam amá-los.

    Samuel Coelho Costa - 103040 - 2BNA

    ResponderExcluir
  49. História de uma pessoa negra, em um pais onde a discriminação é forte, pobre, morador de periferia, cuja a mãe é viciada em drogas. Foi adotado por uma familia onde encontrou um apoio muito grande. Ele começa a descobrir seus valores com isso e sorte, chega a ser um jogador famoso de um time de futebol americano.

    João Paulo Coslop - 093075 - 2bna

    ResponderExcluir
  50. Ao longo do filme do filme “Um sonho Possível”, podemos notar que os relacionamentos interpessoais é sempre estabelecida uma relação de troca de afeto, onde a família da Leigh Anne (Sandra Bulock), ajudaram a desenvolver no jovem Michael Oher, a buscar o seu auto conhecimento, constituições de novos valores e sua auto estima, o desenvolvimento de suas capacidades e dons como o esporte, foram atribuidos à confiança que a família depositava em Michael, fazendo com ele superasse as experiências negativas e motivando a ter um futuro diferente.
    Quando Leigh Anne viu a cena de um garoto com pouca veste, numa noite muito fria, vandando sem destino, surgiu um sentimento de empatia, onde Leihg Anne colocou-se no lugar do outro, foi então que ela concedeu um espaço em tua casa surgindo sua solidariedade, mesmo sem a concepção de sua familia e enfrentando o preconceito de suas amigas, ela estava decidida a ajudar aquele garoto e seu comportamento entre a razão e emoção, se equilibrazaram e fez com que tomasse a decisão correta. Isso mostra que nem sempre será feita apenas sua própria vontade ou de quem você ama, que há de haver a busca pelo consenso. O curioso é que nesse tipo de relação, não há dois lados, mas apenas um lado vencedor, o que ambos construíram e que, pois, os torna mais confiantes, motivados e comprometidos. Uma relação envolve duas pessoas que apenas unidas com colaboração poderão alcançar objetivos comuns.

    Lisânias Ludmilla de Almeida Oliveira
    RA: 103637 - 2ºBNA

    ResponderExcluir
  51. No filme " Um sonho possível" fica mais que evidente que as relações são extremamente importantes na vida de qualquer ser humano e de como ela nos molda. É uma história que nos emociona e nos faz repensar alguns valores como em uma cena do filme em que é dia de ação de graças e todos comem em frente a tv, quando Anne se depara com Michael sentado a mesa de jantar sozinho, então ela faz com que todos
    se sentem à mesa também, um situação em que era comum para eles mas para Michael era importante pois a mãe dele era uma viciada e talvez nunca que ele teve essa oportunidade de fazer as refeições com uma familia,
    isso nos faz pensar que as vezes temos uma familia e não damos valor à ela nem aos bons momentos que elas nos proporciona, e se fomos pensar uma atitude tão simples para uns mas que significam muito para outros.
    A empatia que a personagem de Sandra Bulock teve por Michael foi extremamente importante para todos, houve uma superação de todos os envolvidos, primeiramente da familia, pois colocaram Michael dentro de sua casa sem ao menos saber quem ele era, e apesar de se ter receio de que ele fosse roubar algo, mesmo assim ela o ajudou deu a ele
    a chance de mostrar quem era, da parte dele o esforço para aprender e se dedicar ao esporte, ele só precisava de uma "base" para se apoiar e foi isso que essa familia deu a ele, onde ele foi se conhecendo melhor, descobrindo seus
    potenciais e melhorando sua auto-estima.
    E Michael ajudou essa família o quanto eles eram importantes, o quanto as pessoas são importantes, que o dinheiro que eles tinha para ele não fazia a menor diferença, pois não foi o dinheiro que o ajudou a melhorar e sim as pessoas as relações que ele teve, a convivência. E essas relações levaram a um aprendizado mútuo.

    Jennifer Souza Lemes
    RA:103109
    2BNA

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Um Sonho possivel", relata a história de um jovem negro ( Big Machael) abandonado que vivia em situações precárias, e foi acolhido por Leigh Anne.
    Leigh Anne se comoveu com a cena, teve grande empatia com o rapaz,se comoveu com a história de vida do Jovem,e resolveu acolhe-lo e lhe oferecer oportunidades para sua melhora,ela quis lhe oferecer uma qualidade de vida digna. Ela ofereceu a ele um abrigo (sua casa), deu a ele um quarto confortável, ajudou a enfrentar o preconceito, a superar suas dificuldades, ajudou em seu desempenho escolar, ela não só acolheu em sua casa como o tornou membro de sua família.
    Big Machael, mudou literalmente da noite pro dia, pois não achou um abrigo, achou uma família que o abrigassem, o incentiva-se, achou pessoa que acreditasse em seu potencial, e que queria o seu bem, que se preocupa se com ele.
    Esse filme nos mostra que todos têm capacidade de ser “alguém na vida”, que todos temos nossos talentos e às vezes nos falta oportunidades para por La em pratica, nos falta um incentivo, um apoio emocional, algo que nos lance para frente, que aumente nossa auto-estima, até mesmo uma pessoa que acredite em nossa capacidade, que invista em nós, e acredite em nosso potencial.
    Hoje em dia à muitos jovens abandonados, que se encontram na mesma situação de Big Machael, até pior às vez, porém hoje em dia a violência é tanta, há tantos perigos que ficamos até com medo de ajudar, de se envolver com “estranhos”, de levar pessoas desconhecidas para sua casa, que infelizmente o melhor é não se arriscar, devemos ajudar essas pessoas visitando casas de acolhidos, levando amor a essas pessoas, ajudando financeiramente se possível para que elas obtenha um bom estudo, uma boa qualidade de vida, devemos incentivá-las através dos estudos, incentivá-las a praticar esportes, a manter suas cabeças ocupadas, para não deixar coisas negativas dominarem suas mentes.
    Todos temos capacidade de conquistar nossos objetivos, porém temos que correr atrás, arriscarmos, temos que ter força de vontade para seguir em frente, devemos batalhar em vez de ficar esperando algo cair do céu. Devemos ser pessoas mais acolhedoras, mais humanas e começarmos a olhar ao próximo e ajudar suas necessidades, pois muitas vezes a necessidade não é nem tanto financeira e sim emocional, espiritual.
    TAMIRES CORDEIRO GUTIERREZ – RA: 10348 - 2BNA

    ResponderExcluir
  54. O filme relata a historia de Michael, um jovem de periferia que teve uma infância difícil, na adolescência conseguiu uma bolsa de estudos em uma escola de nome e acabou cruzando o caminho de Leigh, ele não só encontrou Leigh, mas encontrou um lar, acima de tudo isso amor,coisa que nunca tinha tido antes. A família de Leigh ajudou ele a se estudar, se formar, ser um atleta de nome, um adulto realizado e feliz, que apesar de ter passado por momentos dificeis em sua vida, conseguiu superar tudo com o amor e dedicação de Leigh, ela criou uma relação de carinho, convivência ccom ele,e fez com que sua família sentisse o mesmo por Michael.
    Acredito que apesar de vivermos em um mundo de tantas coisas ruins acontecendo, ainda existem pessoas como Leigh, não só na vicção, que tem bom coração e por amor ajudam o próximo.
    Patricia Elisiario RA:103097 2BNA

    ResponderExcluir
  55. Eu gostei muito deste filme, pois nos mostra que antes de qualquer coisa devemos se gostar, para então acreditarmos que tudo podemos, basta querermos, basta termos força de vontade e é claro precisamos de pessoas que acreditam no nosso potencial. Na vida um precisa do outro, independente de qual seja a situação, então é crucial ter alguém do nosso lado, na qual possa ouvir com bastante atenção o que temos pra falar, ter bastante empatia, para assim ajudar naquilo que é necessário, falar, dar conselho, dar um ombro amigo, ou seja, temos que nos colocar psicologicamente e emocionalmente no lugar do outro, ouvir, se interessar e argumentar. Então foi isso que aconteceu com o Michael no filme, sua vida havia chego ao extremo, uma pessoa triste, de baixo astral e que não acreditava em si mesmo, então por fim, pessoas preparadas para ajudar, tiveram bastante empatia e entraram na vida do garoto e o mudou completamente, pois ele começou a acreditar que tudo ele pode, começou a se esforçar para aprender coisas na qual ele achava que nunca iria conseguir fazer e começou a ser feliz. Portanto, a família que o acolheu teve tudo o que precisava ter para ajudar Michael e torná-lo um sucesso no futebol americano que era aquilo que ele gostava de fazer e fazia muito bem e o mais importante, o ajudaram a ser feliz, ter muita auto-estima e acreditar quer quem quer, vence!

    Paula Renata da Silva
    RA-103132

    ResponderExcluir
  56. O filme um sonho possível acabou sendo um marco para minha vida, pois atualmente vejo “muitos” Michael nas proximidades da minha casa, garotos que muito cedo descobriram o gosto amargo da dor, que nunca conheceram a figura de um pai, tendo uma mãe usuária de drogas, o em sua volta muito dor, miséria e diversidades de drogas, mas no filme este garoto acaba encontrando uma mulher que foi muito importante para sua vida pois ela lutou por ele para que ele tivesse um futuro e fosse feliz, fez o papel que sempre faltou em sua vida e que é essencial para o desenvolvimento do ser humano, uma mãe, que teve empatia por ele, que sou entende- lo e sentir tudo aquilo que ele sentia e com isso torná- lo um cidadão de bem.
    Hoje é este tipo de ação que cada cidadão deveria tomar, ajudar ao próximo, tentar entende- lo, estender a mão quando um desconhecido precisar, sentir o que o outro sente amar a si mesmo e demonstrar as pessoas a sua volta que você se importa com eles, pois no filme um garoto foi tirado da solidão, do desprezo, da angustia e transformado em um astro, mais não por ser um excelente jogador e sim por ter vencido na vida por que teve quem acreditase nele, hoje o que eu mais queria é que a realidade das pessoas fossem assim, saber se colocar no lugar do outro para acabar com tanto sofrimento e tirar principalmente as crianças dessas “zonas de perigos” que geralmente se encontram em muitos dos lares para que futuramente sejam pessoas melhores do que aqueles que os colocaram no mundo.

    Pamela de Paula Araujo
    2BNA RA 103197

    ResponderExcluir

Postar um comentário